rascunho TCC
Pryscila Silva de Azevedo
Pós-graduanda em comércio exterior no Centro Universitário FIC de Fortaleza
RESUMO: Este artigo tem como propósito entender as variáveis que influenciam uma negociação comercial entre culturas distintas como Brasil e Índia em uma mesa de negociação comercial. A pesquisa busca ser um guia de protocolos que devem ser levados em conta para que o propósito final de negociação deixe uma mensagem positiva ou pelo menos que a escolha da melhor estratégia de negociação seja satisfatória para ambas as partes. O entendimento do outro, da outra cultura é o ponto de partida para que seja realizada uma boa negociação.
Palavra-chave: Negociação internacional, barreiras culturais, Brasil e Índia.
1 – INTRODUÇÃO
2 – FUNDAMENTAÇÕES HISTÓRICA-TEÓRICA DA GLOBALIZAÇÃO
A intensificação dos sistemas de produção e das transferências financeiras, comerciais, a disseminação em escala mundial de informação e imagens através dos meios de comunicação social ou às deslocações em massa de pessoas quer como turista quer como trabalhadores migrantes ou refugiados, leva ao fenômeno conhecido como globalização, mesmo quando se fala em sociedades fechadas pelo socialismo como Cuba e China.
A construção desse fenômeno pode ser baseada em duas formas de interpretação, ideológica e histórica, segundo Held e Megrew (2001) a primeira prevalece a idéia de nacionalismo, onde fronteiras nacionais são de extrema importância e por isso políticas internas desenvolvem conceitos como o imperialismo. Já a segunda, a globalização é vista como sendo resultado de mudanças estruturais na escala organizacional social, decorrentes da expansão das empresas multinacionais, da evolução do mercado de capitais, além de fatores relacionados à expansão mundial de culturas populares, do aumento da preocupação mundial com o meio ambiente e da universalização