Raposa Vermelha (Vulpes vulpes)
A raposa-vermelha (Vulpes vulpes) é um mamímefo, onívoro, de médio porte, com os pelos geralmente castanho-avermelhados. É um dos carnívoros com maior distribuição no mundo. Tem hábitos noturnos, exceto em lugares de pouca movimentação, onde pode ser vista durante o dia. Come diariamente, em média, 500g de comida. Caça geralmente animais pequenos como coelhos e lebres.(CURIOSIDADE) Possui cerca de 20 esconderijos para comida e é capaz de se lembrar de todos eles. Caso seja necessário, esse animal pode se alimentar de restos de comida humana e de animais mortos, o que demonstra sua grande capacidade de adaptação.
Reprodução
As raposas-vermelhas acasalam entre dezembro e fevereiro. Após uma gestação de pouco menos de dois meses, cerca de 52 dias. Nascem entre 4 e 5 filhotes. Macho e fêmea cuidam dos filhotes e, mesmo depois do desmame, eles só se tornam independentes no outono seguinte ao seu nascimento. Vivem em média 9 anos.
Características
Vive em grupos formados em sua maioria por um macho adulto e várias fêmeas. Vivem em tocas protegidas pela vegetação escavadas por elas mesmas, ou em antigas tocas de coelhos ou texugos abandonadas.
Seu tamanho varia de 90 cm a 1,38 m de comprimento, da cabeça à extremidade da cauda. Os machos pesam entre 6 e 10 kg, e as fêmeas, entre 4 e 8 kg. Possuem orelhas pontiagudas e pretas atrás, focinho fino, cauda espessa, olhos pequenos e triangulares, e patas ovais com garras não retráteis.
Ameaças
Essa espécie não está ameaçada de extinção, por essa razão, a caça é liberada em muitos países da Europa e nos EUA. A caça esportiva ocorre durante os meses de outubro a fevereiro. A caça excessiva e a depredação de seu habitat natural podem, contudo, coloca em risco a existência desse animal.
Habitat
O habitat da raposa vermelha se estende da América do Norte à Euroásia e, em esparsas populações, no norte da África. Também são encontradas na Austrália, onde foram introduzidas para controlar a população de outro