Rapha_química

825 palavras 4 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
RIO DE JANEIRO/CAMPUS NILÓPOLIS

LICENCIATURA EM QUÍMICA

QUÍMICA INORGÂNICA I

RAPHAELA DE OLIVEIRA P. C. RIBEIRO

Trabalho apresentado na disciplina de Química Inorgânica I, referente à prática de laboratório Liga Metálica e Preparação do ácido bórico e ensaio qualitativo .

Professor : Leonardo.

NILÓPOLIS
2014

INTRODUÇÃO

1 – Prática : Liga Metálica 1.1 Uma classe muito grande de reações ocorre por transferência de elétrons de uma espécie para outra. O ganho de elétrons é chamado de redução e sua perda é denominada oxidação; o processo conjunto é chamado de reação de oxirredução. Uma vez que o estado de oxidação de um elemento geralmente se reflete nas propriedades de seus compostos, a compreensão clara das tendências de um elemento para formar um composto em um estado de oxidação particular é muito útil na química inorgânica. Ao colocar em contato duas substâncias de potenciais de oxidação bem distantes (quanto mais distantes, melhor a produção de corrente), é possível verificar a produção de corrente elétrica. A eletroquímica trata da conversão de energia elétrica em energia química nas células eletrolíticas, assim como da conversão de energia química em energia elétrica nas pilhas galvânicas ou voltaicas. Em uma célula eletrolítica, ocorre um processo chamado eletrólise, no qual a passagem de eletricidade através da solução fornece energia suficiente para promover uma reação não espontânea de oxirredução. Uma pilha galvânica, porém, é uma fonte de eletricidade resultante de uma reação espontânea de oxirredução que ocorre em solução. 2 – Prática de preparação do ácido bórico e ensaio qualitativo 2.2

OBJETIVOS

Prática 1: Aprender os conceitos básicos sobre oxidação e redução, e entender de forma prática as reações espontâneas e não espontâneas. Prática 2:

MATERIAIS E REAGENTES

Liga metálica:

Relacionados