Rangstomas

452 palavras 2 páginas
Como já vimos, a microbiota é essencial para a vida dos seres humanos, agora vamos mostrar a sua fundamental importância em outros organismos, como alguns tipos de plantas, insetos e ruminantes.

Simbiose microbiana em animais e plantas.

A rizosfera e os benefícios da simbiose da microbiota com as plantas:

A rizosfera é uma região um pouco abaixo da superfície, aonde as plantas conseguem sais minerais, água e nutrientes. Nela as plantas tem contato e estabelecem relações com outros vegetais e micro-organismos, principalmente bactérias e fungos. Os fungos e as bactérias da rizosfera tem um papel fundamental para a sobrevivência da planta.

As plantas e os fungos fazem uma associação simbiótica que se chama micorriza, nessa associação os fungos facilitam a absorção de água e sais minerais, com isso os fungos se beneficiam da substancias sintetizadas pelas células da planta que estão em contato.

Outro caso de simbiose microbiana com as plantas é o da bactéria rizóbio. Um dos nutrientes essenciais da planta é o nitrogênio, e uma das formas da planta conseguir o nitrogênio é extrair do solo, mas ocasionalmente esse nitrogênio acaba esgotando. No caso dos legumes a simbiose com o rizóbio permite que o nitrogênio livre seja quebrado pela bactéria, assim permitindo as plantas sintetizarem a molécula, esse processo é chamado de fixação biológica do nitrogênio.

Simbiose microbiana em insetos.

O protozoário triconinfa é um organismo que somente consegue sobreviver dentro do tubo digestivo de cupins de madeira, ele tem o potencial de metabolizar a celulose, potencial que o cupim não tem, e assim suprindo a necessidade nutricional dos cupins. Esse é um exemplo de simbiose aonde os dois organismos necessitam um do outro para sobreviver.

A vespa Philantus sp é um inseto que tem um estágio de transformação longo, a transformação de ovo para larva, larva para pupa e a fase adulta pode demorar até nove meses, durante esses 9 meses ficam expostas a vários

Relacionados