ramos da psicologia
A Ciência Psicológica encontra-se dividida em diversas áreas estando, cada uma delas, direccionadas para diferentes problemáticas e populações.
Estudo científico dos fenómenos psíquicos. Ciência baseada na observação e na explicação das emoções, das ideias, do comportamento e dos sentimentos. Ramo do conhecimento humano voltado para o estudo da mente, de fenómenos e actividades mentais, bem como do comportamento animal e humano em suas relações com o meio físico e social.
Esses problemas preocupam o homem há séculos, mas sua abordagem científica só começou em meados do séc. XIX.
A Psicologia já acumulou algum conhecimento sobre o comportamento e a vida emocional do indivíduo, mas há ainda muitas coisas sobre as quais pouco se sabe. A explicação para determinadas formas de comportamento ou maneiras de sentir tem grande importância na vida diária de cada um. O ser humano busca saber como se ajustar melhor às várias situações que lhe são apresentadas na vida e como conhecer a si mesmo, de modo a poder reduzir suas preocupações e ansiedades. Busca também descobrir suas capacidades e aptidões para escolher uma actividade profissional que lhe permita sentir-se realizado e feliz. Quer ainda saber como educar seus filhos e como conviver melhor em família e em grupo. A Psicologia investiga esses problemas por meio da observação acurada e de uma cuidadosa experimentação. Ao lado da Biologia, da Sociologia e da Antropologia, a Psicologia é classificada como uma das ciências do comportamento. Ela estuda todas as formas de comportamento humano, normais ou não.
O importante da vida é realmente compreendermo-nos, e deste modo, podermos compreender os outros, pois sem tal capacidade fundamental, destruímos o nosso processo de socialização e mais do que isso, a nossa própria introspecção. Dada a impossibilidade de desenvolvermos um relacionamento saudável a respeito da nossa auto-analise bem como, consequentemente, a respeito da nossa relação com tudo o que nos