Raletorio 3

2312 palavras 10 páginas
1 - INTRODUÇÃO

Os espectrofotômetros são instrumentos espectroscópicos que permitem a medida da razão entre as potências de dois feixes, o que é uma exigência para se medir a absorvância. (SKOOG, 2008)

Sabe-se que cada espécie molecular é capaz de absorver uma frequência característica da radiação eletromagnética e, com isso, o processo de transferência de energia para a molécula resulta em uma diminuição da intensidade de radiação eletromagnética incidente. Sendo assim, esta diminuição da radiação incidente resulta em um decréscimo no número de fótons por segundo presentes no feixe. Essa diminuição segue a lei de absorção, também conhecida como lei de Lambert-Beer que esta descrita a seguir na equação 1. (SKOOG, 2008)

Equação 1

Onde: ε =constante de proporcionalidade, ou absortividade (S.I.: Lmol-1cm-1); b = caminho óptico (S.I.:cm); c = concentração de uma espécie absorvente (S.I.: mol L-1).

A lei de Lambert-Beer pode ser utilizada para mostrar quantitativamente como a diminuição do feixe depende da diretamente da concentração das moléculas absorventes e da extensão do caminho óptico. No entanto, está lei é melhor aplicada a soluções diluídas e, por isso, é considerada uma “lei limite”. Isto ocorre porque, quando a concentração da solução excede o limite da lei, a distância entre as moléculas diminui afetando, assim, a distribuição de carga e, consequentemente, a extensão de absorção das moléculas vizinhas. Se a solução contém íons, os íons podem ficar muito próximos uns aos outros e gerar repulsão eletrostática que afeta a absortividade molar do analito. (SKOOG, 2008).

Os espectrofotômetros permitem a seleção do comprimento de onda que pode ser alterado continuamente tornando possível registrar em um espectro de absorção. Isto representa um vantagem quanto à seletividade do instrumento para análise. Para que este instrumento represente boa uma qualidade quanto à análise, é preciso dispor de uma

Relacionados