Ralatoria de quimica labortorial
562 palavras
3 páginas
Introdução No experimento realizamos dois tipos de separação de misturas, mas antes de começarmos a falar dos processos precisamos saber o que é mistura, se é homogênea ou heterogênea e etc., precisamos saber as definições básicas para o melhor entendimento do que foi feito. O que é mistura: é um sistema formado por duas ou mais substâncias. As misturas podem ser classificadas em dois tipos, são elas homogêneas ou heterogêneas. Misturas homogêneas: São misturas que apresentam apenas uma fase. Ex: aguardente; Misturas heterogêneas: são misturas que apresentam duas ou mais fases. Ex: areia + ouro; agua e óleo. No processo de separação de misturas podem ser usados vários métodos, porém no experimento usamos apenas três: Decantação, filtração e destilação simples. Decantação: nesse caso usamos o funil de decantação (funil de bromo), pois é um caso de separação liquido-liquido. Filtração: existem vários tipos, na mais comum é usado filtros de papel qualitativos, onde fazemos uma separa solido-liquido. Destilação simples: usado para separação de misturas homogêneas, aquecemos as substancias, a substancia que possui o menor ponto de ebulição passa para estado gasoso e logo em seguida passa por um condensador e volta ao estado liquido, e segue pra outro recipiente, no recipiente anteriormente aquecido fica somente a substancia com o maior ponto de ebulição.
Objetivo
O objetivo do experimento foi permitir a familiarização dos alunos com as vidrarias e processos laboratoriais, neste caso processos de separação de misturas, realizamos uma filtração, uma decantação em Funil de Bromo e uma destilação simples.
1
Materiais Utilizados
Na filtração: * Substâncias: Água, areia e sulfato de Cobre (CuSO₄) * Suporte * Funil de vidro * Becker * Baqueta * Piceta
Na decantação: * Substâncias: Água e Óleo * Funil de Bromo ( ou funil de decantação ) * Becker
Na Destilação simples: * Substâncias: Solução aquosa de