Resenha: a leitura crítica, a escrita autônoma e a formação de conhecimento
A leitura crítica
• A formação dos leitores por meio da escola e dos professores
• Julgamento criterioso das evidências apresentadas
• A leitura como um processo de formação do conhecimento
Ensinar a ler vai além da apresentação ao entendimento dos códigos (letras, fonemas, etc.), é também mostrar a importância do entendimento, questionamento, e do confronto de ideias com o que se lê. Portanto, é dever do professor propor a leitura de variados textos que contenham fatos próximos da realidade do aluno, da sua cultura, da sua linguagem, que façam com que o aluno tenha um maior interesse na leitura. Também é dever do professor criar situações favoráveis ao bem-estar do aluno, para que isso faça com que o aluno seja capaz de se sentir a vontade para agir, discutir, decidir, realizar e avaliar suas próprias aprendizagens. A incentivação à leitura faz com que o aluno aumente seu repertório, sua cultura e tenha um maior contato com outras variedades lingüísticas.
Ler é ser aberto a ganhar novos conhecimentos, é confrontar ideias, é conciliar leituras passadas com atuais e futuras. Quando se lê, fundem-se suas opiniões com as de outros, o que muitas vezes resulta em um conhecimento novo. Através da leitura se utiliza um senso crítico desenvolvido ao longo da vida, o que forma conhecimentos sobre as práticas sociais de nosso cotidiano.
É necessário para um leitor crítico um grande questionamento, ele tem que ser capaz de analisar e examinar criteriosamente os fatos apresentados e apresentar uma opinião sobre os mesmos. Essa opinião pode convergir ou divergir dos fatos apresentados, o importante é que seja tomada uma posição diante das ideias contidas no texto.
A escrita autônoma
• A formação dos escritores por meio da escola e dos professores
• A produção escrita como forma de expressar os resultados das pesquisas
É no