Ralat Rio Medi O De Dureza
797 palavras
4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVAMatheus Alves Nogueira Campos
Fabiano Moreira Machado
Ana Carolina Caldeira
Herick Rendell Reis Candido
Sergio Vinicius
CIENCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Pratica 4 – Medição de dureza
CURSO: Engenharia Elétrica
TURMA: 3º período / Noite
SALA: 102 / B1
Belo Horizonte
Abril/2014
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1. Ensaio de dureza
Dureza é uma propriedade mecânica que pode ser determinado como a resistência de certo material, através dela pode-se especificar e comparar materiais, para isso deve-se aplicar um “Ensaio de dureza” para adquirir o valor que corresponde à resistência de tração do material, que por meio de tabelas sabe-se qual o tipo de material que corresponde o corpo de prova.
Para realizar o ensaio existem três métodos:
Brinell
Rockwell
Vickers
O método utilizado na aula “PRATÍCA 4 – MEDIÇÃO DE DUREZA” foi o método Rockwell.
1.2. Método de dureza Rockwell
O método de dureza Rockwell foi desenvolvido em 1922 por Stanley P. Rockwell com a finalidade de obter os valores de dureza de um material de forma rápida e precisa através de um sistema de pré-carga. O método foi complementado e aperfeiçoado por Charles H. Wilson, e hoje é o método mais utilizado, oferecendo maior vantagem ao método Brinell, pois é mais fácil, econômico, e permite avaliar vários tipos metais.
medtec.com.br/detalhes.php?produto=91
O penetrador pode ser do tipo esférico ou do tipo cônico, onde que no tipo esférico é utilizado uma esfera de aço temperado e o cônico um cone de diamante com 120º de conicidade.
www.imperioautopecas.com.br/_arquivos/rokwell2.pdf
2. OBJETIVOS
O objetivo da aula prática é fazer um ensaio de dureza através do método Rockwell em uma amostra de Aço 10451, e analisar as vantagens do Método Rockwell em relação aos outros métodos, os procedimentos para a escolha da escala adequada, e a interpretação dos resultados obtidos.
3. MATERIAIS ULTILIZADOS
Os materiais utilizados para realizar o experimento foram:
Amostra de Aço 1045