Raiva (hidrofobia)
Histórico
* Desde a Antiguidade a raiva era temida em razão da sua forma de transmissão, ao quadro clínico e sua evolução. Acreditavam os antigos que era causada por motivos sobrenaturais, pois cães e lobos pareciam estar possuídos por entidades malignas. É a doença de registro mais antigo. * Entre os egípcios era comum a crença de que havia a interferência maligna da estrela Sirius(da constelação de Cão Maior)sobre os cachorros, alterando-lhes o comportamento. * Autores gregos e romanos estudaram o mal, entre os séculos IV e I a.C., tais como Demócrito, Cornelius Celsus e Galeno, recomendando práticas como a sucção, cauterização por meio de substâncias cáusticas e/ou ferro em brasa e também a excisão cirúrgica dos ferimentos. E estas práticas primitivas permaneceram por muito tempo.
Gravura Medieval de cão rábico e Gravura de Celsius, inventor dos métodos de cauterização
A descoberta da vacina * Em 1880 Victor Galtier, da Escola de Medicina Veterinária de Lyon (a primeira do mundo), descrevera a evolução da doença nos cães. * Em dezembro do mesmo ano Pasteur voltou sua atenção para o problema. Auxiliado por cientistas, em 1881, através de experiências com coelhos, consegue isolar o vírus e torná-lo mais “estável”. E podia então ser reproduzido em laboratório, de modo a se produzir uma vacina. Curando várias pessoas.
Pasteur, descobridor da vacina e rompeu com os métodos (cauterização)d e Celsius Doença causada por vírus * O agente etiológico da raiva foi inicialmente identificado por Adelchi Negri, em 1903 que, por visualizar os corpúsculos virais presentes nas amostras, tomou-os por parasitas protozoários. Alguns meses mais tarde é que Paul Remlinger (1871–1964),demonstrou a filtrabilidade do agente, identificando-o como um vírus.
Obs: Corpúsculo: Termo usado em anatomia para designar uma parte do organismo, de dimensões muito