Biografia de évariste galois
Évariste Galois nasceu em em 25 de outubro de 1811, no sul da França, na atual Bourg – la – Reine, filho de Nicholas Gabriel Galois (na época prefeito da cidade) e Adelaide Marie Demande.
Galois tentou por duas vezes ingressar na École Polytechnique, sendo reprovado nas duas vezes por causa de seu despreparo nas outras matérias. Somente em 29 de dezembro de 1829 Galois foi admitido na École Normale Supérieure. Mesmo com as reprovações na Plytechnique, Galois começou a estudar por conta própria grandes livros da época, escritos por Abel, Cauchy, Gauss e Jacobi e em abril de 1829 publicou seu primeiro trabalho sobre frações contínuas nos “Annales de Mathématiques”, relacionados a soluções de equações algébricas. Estes artigos continham soluções tão inovadoras e sofisticadas que até mesmo para seus professores era difícil julgá-las corretamente.
Quando Galois ingressou na Normale Supérieure consegui então provar seu teorema: “Uma equação algébrica pode ser resolvida por meio de radicais se, e somente se, o seu grupo, em relação ao corpo de seus coeficientes, é resolúvel.”
Em fevereiro de 1830, Galois enviou a Cauchy seus trabalhos. Cauchy, por sua vez, ficou muito impressionado com a trabalho de Galois, tanto que julgou-o capaz de participar do Grande Prêmio de Matemática da Academia Francesa de Ciências, necessitando apenas que Galois os remetesse sob uma única monografia. Cauchy então devolveu os papéis a Galois, esperando que os novamente de volta. Galois prontamente mandou seu trabalho a Joseph Fourier, o então secretário da Academia. Contudo, Fourier faleceu e o trabalho de Galois não chegou a concorrer ao prêmio.
Em dezembro de 1930, o diretor da École Normale Supérieure, Monsier Guigniault, um monarquista, escreveu vários artigos nos jornais da época contra os estudantes, em sua maioria republicanos, o que levou Galois foi expulso de escola. Galois terminou por se juntar à Artilharia da Guarda Nacional (Amigos do Povo).