Rafael Salvador
O objetivo nesse experimento foi o preparo e padronização de soluções, para assim, obter a normalidade (N) da mesma. Para tal, usou-se um procedimento conhecido por análise volumétrica ou titulometria. A analise volumétrica é um processo pelo qual se determina, experimentalmente, a concentração de uma solução que reage com outra de concentração conhecida pela leitura dos volumes das soluções gastas na titulação. Quando as substancias se combinam sempre o fazem na mesma quantidade em equivalentes-gramas. Esse é o principio da titulometria. A normalidade é dada por: N = ne/V portanto, ne = N.V . Numa reação entre substancias A e B, pode-se afirmar que: ne.A=ne.B . E a partir daí, tiramos a equação fundamental da titulometria: NA.VA = NB.VB .
EQUIPAMENTOS
- Tubos de ensaio;
- Pipeta;
- Bureta;
- Béquer de 250mL;
- Balão volumétrico com capacidade de 250 mL;
-Vidro de Relógio;
-Bastão de Vidro
-Proveta
-Balança analítica;
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
-Luvas
-Guarda-Pó
Obs:(Óculos de proteção, não foi usado, mas seria necessário) .
MATERIAIS
- Ácido clorídrico concentrado;
-Água destilada;
-Carbonato de Sódio (Na2CO3)
- Hidróxido de Sódio (NaOH)
-Indicadores (metilorange e fenolftaleína)
EXPERIMENTOS
EXPERIMENTO I
Nesse experimento foi feito o preparo de uma solução 0,1 N de HCl. Para isso, inicialmente colocamos água destilada até a metade do balão volumétrico. Em seguida, foi transferido 2,1 mL de ácido clorídrico concentrado (36%) para o balão volumétrico (250mL) e então o completamos com água destilada até o menisco e foi fexado e agitado com inverções sucessivas . Com a solução 0,1 N de HCl devidamente preparada, começamos a padronização da mesma.
Com o auxilio de uma proveta, separou-se 20 mL de solução de Na2Co3, para um Becker de 250 mL. Em seguida foi acrecentado 20 mL de água destilada e por último,