Radiologia digital intra oral
Nogueira, S.B; Nascimento, A.A; Carvalho, D.M
Moruzzi, P.D; Gambier , V.C.R
Universidade Braz Cubas
Introdução :
A radiologia intraoral digital foi um sistema revolucionário no ramo da odontologia, com o objetivo principalmente de reduzir o tempo do paciente exposto ao raio x e também diminuir o tempo de atendimento, tornando-o mais rápido e eficaz.
De 2008 pra cá, os dentistas brasileiros começaram a apostar nessa tecnologia para aumentar a qualidade do atendimento de seus pacientes.
Há dois tipos de sistema radiológico intraoral digital, a placa de fósforo e o sensor CCD, ambos são ótimos e fáceis de serem utilizados, o único problema que impede a utilização na maioria dos consultórios, clínicas e universidades é o alto custo e a dificuldade em importar esses aparelhos.
Objetivos:
O objetivo desse trabalho é apresentar quais são os sistemas digitais, suas vantagens e desvantagens
Materiais e Métodos :
A radiologia intraoral digital foi criada há mais ou menos 20 anos, chegando ao Brasil por volta dos anos 90, porém sua comercialização deu-se apenas em 2000. Desde então os profissionais de Odontologia começaram á fazer uso dessa tecnologia, otimizando o atendimento nos consultórios.
Vantagens:
• a redução do tempo de exposição do paciente à radiação, comparando-o com o sistema convencional. Um sistema digital tem um tempo de exposição de até 90% menor, dependendo do equipamento.
• Não há necessidade do uso de filmes radiográficos
• praticidade no dia-a-dia,
• aumento da produtividade (economia de tempo),
• otimização do diagnóstico e a possibilidade de melhor comunicação entre o profissional e seu paciente, e também entre os próprios dentistas, afinal existe uma maior facilidade em enviar as imagens para compartilhar opiniões e discutir casos.
• Outra vantagem é a maior resolução das imagens, podendo, assim, ter