Radiografia Odontológica
Disciplina: Radiologia Odontológica
Turno: Noite Período: 4°
Atividade Discente
Componentes:
Adão da Costa
Rosimeire Rocha
Tânia Lima
Tércio Câmera
Teresina Outubro 2013
INTRODUÇÃO
Apesar de a tomografia computadorizada convencional ser um método bem estabelecido e aceito, existem certas limitações, como o tempo total em que o paciente é submetido ao exame tomográfico, que por muitas vezes é considerado bastante longo e, também a alta dose de radiação. A tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT) foi recentemente introduzida como uma tecnologia de imagem alternativa para adquirir informação em três dimensões para diagnóstico odontológico, apresentando assim, uma inovação no sistema tomográfico e de reconstrução a tecnologia CONE BEAM.
Tomografia Computadorizada
A tomografia computadorizada (TC) trata-se de um método de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação x e permite obter a reprodução de uma secção do corpo humano em quaisquer uns dos três planos do espaço (Fig. 1).
Figura 1- Imagens de tomografia computadorizada reproduzindo secções do corpo humano em diferentes planos do espaço. Diferentemente das radiografas convencionais, que projetam em um só plano todas as estruturas atravessadas pelos raios-x, a TC evidencia as relações estruturais em profundidade, mostrando imagens em “fatias”do corpo humano. A TC permite enxergar todas as estruturas em camadas, principalmente os tecidos mineralizados, com uma definição admirável, permitindo a delimitação de irregularidades tridimensionalmente. Perante as dificuldades ou limitações na obtenção de informações para o diagnóstico com o uso de radiografas convencionais, as imagens tridimensionais começaram a atrair grande interesse dos odontólogos. Atualmente, além do exame de tomografia computadorizada mostrar-se muito requisitado na área médica, começa também a desenvolver-se no cenário odontológico, principalmente