Radiobiologia - cintilografia da tireóide
RADIOBIOLOGIA
CINTILOGRAFIA DA TIREOIDE
1. GLÂNDULA TIREOIDE A glândula tireoide exerce efeitos variados e importantes sobre muitos aspectos da homeostasia metabólica. A maior parte do tecido da tireoide é constituída por células foliculares da tireoide, que produzem e secretam os hormônios tireoidianos clássicos: a tiroxina (T4), a triiodotironina (T3) e a triiodotironina reversa (rT3). A glândula tem relação com a adenohipófise, pois as células foliculares sintetizam T3 e T4 sob controle do Hormônio Estimulante da Tireoide (TSH), hormônio hipofisário. Os hormônios da tireoide regulam o crescimento, o metabolismo e o gasto de energia, desde o consumo de oxigênio até a contratilidade cardíaca.
Outro tipo de célula é a parafolicular ou célula C. Pode fazer parte do epitélio folicular ou ficar isolada entre os folículos. Possui pequena quantidade de reticulo endoplasmático granuloso, mitocôndrias alongadas, um grande complexo de Golgi e numerosos grânulos que contém o hormônio calcitonina
As principais doenças da glândula tireoide envolvem o comprometimento do eixo hipotálamo-hipófise–tireoide normal.
Figura 1: Representação da tireoide 2. HISTOLOGIA E FISIOLOGIA DA TIREOIDE
A tireoide é uma glândula endócrina de origem endodérmica. Situa-se na região cervical anterior à laringe e é constituída de dois lobos unidos por um istmo. A principal função da glândula tireoide consiste na síntese dos hormônios tireoidianos, T3 e T4. Estruturalmente, os hormônios da tireoide são constituídos por um arcabouço de duas moléculas de tirosina que são iodadas e unidas por uma ligação éter. Uma importante característica estrutural dos hormônios tireoidianos consiste na posição dos iodos nesse arcabouço. A posição e a orientação relativa dos iodos fixados aos resíduos de tirosina determinam a forma específica do hormônio tireoidiano.
Figura 2: Hormônios tireoidianos
A classificação do epitélio da tireoide é