RADIER
Utilizado principalmente na construção de casas térreas e sobrados, o radier é um tipo de fundação superficial ou direta que distribui toda a carga da edificação de maneira uniforme no terreno.
É uma laje contínua e maciça de concreto que se apresenta como alternativa vantajosa, em muitos casos, às fundações profundas. Dependendo das características e da escala do projeto, os radiers podem ser executados em concreto armado, em concreto reforçado com fibras ou em concreto protendido.
TOPOGRAFIA
Antes de começar a preparação da base do radier, o solo deve estar rigorosamente nivelado. Por isso, a equipe de topografia faz a verificação in loco, e, se necessário, podem apontar ajustes a serem feitos no terreno.
CONSTRUÇÃO DE LAJES RADIER
Limpeza e preparo do terreno;
Locação da área da casa, colocação das formas laterais, canalizações, espalhamento de camada de brita 1 ou bica corrida compactada e pó de pedra, que permite fazer o nivelamento fino do terreno e evitar o contato da armação com o solo. Sobre ela, coloca-se uma lona plástica, que ajuda na impermeabilização e não deixa que a nata do concreto fresco desça para a brita, cordoalhas ou armação com suas ancoragens, concretagem, alisamento, após três dias, protensão (no caso de radier protendido);
RADIER PROTENDIDO
Quando a fundação rasa é comprida (para apoiar várias casas, por exemplo), pode ser mais barato executar um radier protendido do que o radier armado.
Em geral, não vale muito a pena fazer protensão se o radier for muito pequeno, com menos de 5 m ou 6 m" .
EXECUÇÃO DAS LAJES RADIER PROTENDIDAS
Preparação do local
O projeto da laje deve ter levado em conta o conhecimento geotécnico do local.
A área deve estar limpa de todo e qualquer material orgânico.
O material de enchimento, para eventual elevação do nível do solo, deve ser adequadamente compactado, assim como o solo próximo, conforme projeto, para a obtenção da resistência adequada.
Caso