Radiação
Em virtude dos raios catódicos serem atraídos pela placa com carga positiva e repelidos pela placa com carga negativa, devem ser constituídos por partículas com carga negativa, denominadas elétrons (Descoberto pelo físico J.J. Thomson em 1897).
De acordo com Rutherford, grande parte do átomo deve ser constituído de espaço vazio. Por isso que a maior parte das partículas atravessavam a lamina sem desvio, propôs que as carga + se encontravam concentradas no núcleo. Sempre que a partícula alfa se aproximava de um núcleo, sofria grande força de repulsão (defletida), já quando a partícula se dirigia diretamente para o núcleo era repelida (direção invertida). E a essas partículas com carga positiva, deu o nome de prótons.
O físico James Chadwinck em 1932, bombardeou uma folha de berílio com partículas alfa, o metal emitiu uma radiação de energia elevada, semelhante a gama, experiências posteriores mostraram que a radiação era constituída por um terceiro tipo de partícula subatômica, a qual recebeu o nome de Nêutron.
2)adiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4.
Radiação beta (β): raios beta ou partículas beta, são elétrons, partículas negativas com carga – 1 e número de massa 0.
Radiação Gama (γ): ou raios gama. O comprimento de onda desta radiação varia de 0,5 ? a 0,005 ? (unidade de medida: angstron). As radiações gama são ondas eletromagnéticas, e possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica.
3)
ONDA: é uma perturbação vibracional com transmissão de energia. Onde a sua velocidade depende do tipo de onda e da natureza do meio através do qual ela se propaga.
COMPRIMENTO DE ONDA: é a distância entre pontos idênticos em ondas sucessivas.
FREQUENCIA: a frequência de uma onda é o número de ondas que