radiação
A radiação é, na verdade, a propagação ou condução do calor a uma certa velocidade. Podemos dizer que a radiação é aquilo que irradia, ou seja, sai de raios, e estes raios saem de algum lugar.
Em resumo, a radiação é considerada como sendo a propagação no espaço de partículas (constituídas de carga, massa e velocidade) e campos elétricos e magnéticos.
Existem dois tipos de radiação, a não ionizante (que emite um baixo índice energético) e a radiação ionizante (cujo alto teor de energia é capaz de arrancar elétrons do átomo do qual pertencem).
A única diferença existente entre a radiação e a luz é apenas a frequência com que ocorre a radiação nos corpos. Toda a luz que vemos nada mais é que a propagação do calor.
Irradiação
É a propagação da energia (calor) sem que haja a necessidade de um meio material para que isso aconteça.
Na verdade, os significados das duas palavras são muito parecidos, porém com sentidos diferentes:
• Radiação = transmissão de energia através do espaço.
Ex.: O Sol emite radiação.
• Irradiação = exposição à radiação.
Ex.: Quando o objeto que emite radiação está fora do corpo do indivíduo. Nós estamos expostos à radiação solar.
http://www.mundoeducacao.com/fisica/a-diferenca-entre-radiacao-irradiacao.htm
2013 tinha tudo para terminar como um ano fraco para a energia solar. Ela ficou de fora dos grandes leilões de energia promovidos pelo governo federal, e a nova resolução da Aneel para promover a instalação de painéis solares em casas e estabelecimentos comerciais teve, por enquanto, poucas adesões. Pouco depois do Natal, no entanto, o Sol finalmente apareceu. No dia 27 de dezembro, o Estado de Pernambuco promoveu o primeiro leilão de energia solar do Brasil.
Pernambuco contratou seis projetos, de empresas da Alemanha, Itália, China, Espanha e Brasil, para instalar painéis e gerar energia no interior do Estado. O governo estima quase R$ 600 milhões em investimentos. Ao todo, esses projetos