mauiavel
AGRICULTURA FAMILIAR E SEGURANÇA ALIMENTAR
hgyhgyg
j
ÍNDICE
Introdução ------------------------------------ Páginas 3 e 4
Capítulo 1 ------------------------------------ Páginas 5 e 6
Capítulo 2 --------------------------------- Páginas 7, 8 e 9
Capítulo 3 ----------------------------------------- Página 10
Capítulo 4 --------------------------------- Páginas 11 e 12
Conclusão ----------------------------------------- Página 13
Segurança nutricional X Segurança Alimentar
A segurança alimentar e nutricional é a garantia de que todos tenham direito a alimentos básicos, porém de qualidade e em quantidade suficientes de modo em que seja permanente.
Esse conceito apareceu devido à criação da Cúpula Mundial de Alimentação, porém não continha aspectos que contribuíam para a sustentabilidade ambiental, concepção que apareceu somente após a conferência.
O termo “segurança alimentar” pode ser considerado um termo militar, pois logo após a primeira guerra mundial, o domínio de alimentos era considerado sinônimo de poder, pois teriam o controle do fornecimento de alimentos sobre outros países. Então estoques alimentícios eram uma questão de segurança nacional, buscando a auto-suficiência de cada país.
A agricultura familiar é um fator importante para a segurança alimentar, pois é um recurso de produção agrícola que abastece o país, ou seja, não é destinado à exportação. Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar.
A partir da década de 1940 os Estados Unidos e a ONU incentivaram a implantação de mudanças nas estruturas fundiárias e nas técnicas agrícolas de vários países subdesenvolvidos devido à fome generalizada. Isso porque foi provado que a fome e a desnutrição no mundo desapareceriam com o aumento significativo da