RAD impress o
**Recuperação - Visa o reestabelecimento do equilíbrio ambiental antes do dano causado. Está associado à ideia de que o local alterado deverá ter qualidades próximas às anteriores, devolvendo o equilíbrio dos processos ambientais. Os Sistemas Agroflorestais (SAF) regenerativos, que consistem em sistemas produtivos diversificados e com estrutura semelhante à vegetação original, têm sido usado com êxito na região norte do país para recuperar áreas degradadas por pastagens
*Restauração - Dar aspectos idênticos usado do ponto de vista da formação e não de forma estrutural. Remete ao objetivo de reproduzir as condições originais exatas do local, tais como eram antes de serem alteradas pela intervenção. Um exemplo de restauração é o plantio misto de espécies nativas para regeneração da vegetação original, de acordo com as normas do Código Florestal.
*Recomposição - Envolve o ponto de vista estrutural da formação difícil de ser alcançado
Os termos Restauração e Recomposição necessitam de cuidado quanto ao seu uso.
**Reabilitação - A reabilitação é um recurso utilizado quando a melhor (ou talvez a única viável) solução for o desenvolvimento de uma atividade alternativa adequada ao uso humano e não aquela de reconstituir a vegetação original, mas desde que seja planejada de modo a não causar impactos negativos no ambiente. A conversão de sistemas agrícolas convencionais para o sistema agroecológico é uma forma importante de reabilitação, que vem melhorando a qualidade ambiental e a dos alimentos produzidos. (Sabesp, 2003)
Revegetação – NÃO É USADO
Degradação - Uma necessidade estabelecida pela constituição.
Perturbação - Volta ao equilíbrio inicial sem a interferencia técnica ou pequena.
*Esses termos necessitam de cuidado em seu uso
1. INTRODUÇÃO
A recuperação de florestas tropicais como método científico é recente, datada do final da década de 70 (NOGUEIRA, 1977), quando era usado o modelo de plantio ao acaso de árvores (KAGEYAMA; CASTRO, 1989).