Racismo e xenofobia
Este trabalho será elaborado no âmbito da disciplina de Filosofia, com o tema de “Racismo e Xenofobia”.
Escolhemos este tema, pois pensamos que é um dos grandes problemas da sociedade e, apesar de parecer existir desde o aparecimento do Homem, continua a ser um tema atual.
Temos como objetivo estimular os nossos colegas, professores, familiares e amigos de maneira a alertá-los da situação em que a nossa sociedade ainda se encontra e, quem sabe, discutir o tema com vista a minimizar atitudes racistas e xenófobas no meio que nos envolve.
Para melhor expressar o nosso ponto de vista, vamo-nos apoiar em algumas questões:
O que é, o porquê, e quais os fatores que influenciam o racismo?
O que é, o porquê, e quais os fatores que influenciam a xenofobia?
Fazemos ainda a distinção entre os vários tipos de racismo e respondemos à questão: a espécie humana é composta por raças diferentes?
O grupo irá analisar por último o filme La Amistad, que foi visionado na aula de Filosofia.
A divisão das tarefas será feita da seguinte maneira, tanto o Nuno como o Miguel vão pesquisar mas o Nuno vai centrar-se em fatos históricos (Apartheid, a luta pela igualdade e direitos) e o Miguel na atualidade (notícias, reportagens, estudos…).
O que é, o porquê, e quais os fatores que influenciam o racismo?
Racismo é a crença que as pessoas possuem características inatas, biologicamente herdadas, que determinam seu comportamento. A doutrina do racismo afirma que o “sangue” é o marcador da identidade étnica-nacional, ou seja, dentro de um sistema racista o valor do ser humano não é determinado pelas suas qualidades e defeitos individuais, mas sim pela sua pertinência a uma "nação racial coletiva".
O racismo pode acontecer por várias razões, nem sempre explícitas, como a cor da pele, diferentes tradições, a cultura, razões históricas, o estatuto financeiro, comportamentos diferentes, ou outros. Existe uma discriminação de um grupo social dominante em aspetos