Raciocinio lógico
É com imenso prazer que começamos nosso curso de RACIOCÍNIO LÓGICO, para o concurso da PF, nesse curso, desejo junto com vocês fazer uma revisão geral dos conteúdos propostos para esse exame de nível nacional. Veremos em um único bloco a parte do RL das estruturas lógicas matemáticas, lógicas argumentativas, sentenciais, de primeira ordem, equivalências e resolução geral de problemas. Numa segunda etapa, veremos as operações com conjuntos e princípios de contagem e probabilidades, sempre dando ênfase a banca responsável pelo concurso.
Não há vitória sem sacrifícios, bons estudos.
Prof. Régis
Fundamentos da Lógica:
# Primeiros Conceitos:
O conceito mais elementar no estudo da lógica – e portanto o primeiro a ser visto – é o de Proposição.
Trata-se, tão somente, de uma sentença – algo que será declarado por meio de palavras ou de símbolos – e cujo conteúdo poderá considerado verdadeiro ou falso.
Então, se eu afirmar “a Terra é maior que a Lua”, estarei diante de uma proposição, cujo valor lógico é verdadeiro.
Daí, ficou claro que quando falarmos em valor lógico, estaremos nos referindo a um dos dois possíveis juízos que atribuiremos a uma proposição: verdadeiro (V) ou falso (F).
E se alguém disser: “Feliz ano novo!”, será que isso é uma proposição verdadeira ou falsa? Nenhuma, pois não se trata de uma sentença para a qual se possa atribuir um valor lógico. Concluímos, pois, que...
sentenças exclamativas: “Caramba!” ; “Feliz aniversário!” sentenças interrogativas: “como é o seu nome?” ; “o jogo foi de quanto?” sentenças imperativas: “Estude mais.” ; “Leia aquele livro”. ... não serão estudadas neste curso. Somente aquelas primeiras – sentenças