rabglo
2498 palavras
10 páginas
REDES E CONECTIVIDADE2º SEMESTRE – TINF
AULA 03
Professor: Adriano M. Schroeder
E-MAIL: treina_sistemas@hotmail.com
Diretoria dos Cursos de Informática
2º SEMESTRE / 2012
1. Apresentação
Como estudamos anteriormente, a decomposição dos processos de uma rede em camadas menores, facilita o gerenciamento, uma vez que, cada camada possui seus próprios protocolos.
A palavra “enlace” significa “amarrar”, “prender através de um nó” ou mesmo “enlaçar”. Na área de TI, a palavra enlace tem o mesmo significado, pois diz respeito a um nó (que é o próprio host conectado). A Camada de Enlace é a primeira camada acima da Física, que tem a função de tratar todo o bloco de bits bruto que foi transmitido da origem para o destino.
Essa camada fornece serviços à Camada de Rede e utiliza os serviços fornecidos pela Camada Física.
2. Objetivos
O objetivo desta aula é apresentar detalhadamente ao aluno, os principais serviços e protocolos da Camada de Enlace, a estrutura do Modelo IEEE 802 e os conceitos sobre enquadramento.
3. Camada de Enlace - Definições
A Camada de Enlace de Dados tem por função principal, a transformação do meio de comunicação "bruto" em uma linha livre de erros de transmissão para a camada de Rede. Ela efetua esta função através do fracionamento das mensagens recebidas do lado emissor, em unidades menores de dados, denominadas quadros, que correspondem a algumas centenas de bytes. Estes quadros são transmitidos seqüencialmente e darão origem a quadros de reconhecimento, enviados pelo receptor.
Nesta camada, um conjunto de bits adicionais (no início e fim de cada quadro), denominado cabeçalho, é agregado ao bloco de dados, de modo a permitir seu reconhecimento na unidade de destino. Um problema típico deste nível é o da ocorrência de uma perturbação sobre a linha de transmissão, que provoque a destruição (perda) ou alteração do quadro enviado. Neste caso, o quadro deve ser retransmitido para garantir a integridade da