R1 Cordas Vibrantes e Ondas Estacion rias
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
FÍSICA II
Prof. Dr. Osame Kinouchi Filho
EXPERIMENTO 1: Cordas Vibrantes e Ondas Estacionárias
Larissa Silva de Azevedo – 7654382
Maiko Luiz Carlos – 7568708
Mirella Araujo Nosete – 9007560
Rosimeire Fagundes
RIBEIRÃO PRETO
2015
Introdução
Uma onda pode ser entendida como uma perturbação que se propaga num meio. Existe uma grande variedade de ondas na natureza, e o estudo de suas propriedades e seu comportamento constitui um importante campo da física.
Dentre as mais fundamentais propriedades associadas a uma onda está o transporte de energia sem envolver o arrasto do meio material onde ela se propaga.
Quando uma sucessão contínua de ondas chega a uma extremidade fixa de um fio, há uma resposta contínua correspondente de ondas refletidas originadas nessa extremidade e que se propagam no sentido oposto. Neste experimento, as condições de contorno impõem que a onda deve ter nós nas extremidades.
Esta condição foi cumprida para diferentes relações de comprimento de fio e que corresponde aos nodos de vibração, dada por:
ʎ= 2L/n
(1)
sendo n= 1,2,3...
Sendo a relação entre frequência, velocidade e comprimento de onda f= V/ʎ e considerando que a velocidade dada de uma onda numa corda esticada é dada pela tensão F na corda e pela densidade linear µ, temos:
Assim, para ondas estacionárias de frequência f sejam produzidas como p nodos, é necessário que o fio esteja distendido por uma força F dada por:
(2)
Objetivos
Este experimento teve como objetivo o estudo da propagação de ondas numa corda e o estabelecimento de ondas estacionárias, verificar condições de ressonância e determina a, b e c.
Materiais e Métodos
Materiais
Frequencímentro
Suporte com roldana
Fio (com densidade determinada)
Trena
Massas diferentes
Vibrador (com frequência variável)
Método
Fixou-se a roldana alinhando-a com o vibrador. Amarrou-se um fio no vibrador que passava