química orgânica
2
O que é Química Orgânica?
Séculos XVIII e início do XIX: compostos orgânicos eram uma expressão que designava substâncias produzidas por organismos vivos (animais ou vegetais). − Compostos Orgânicos: obtidos a partir de organismos vivos
− Compostos Inorgânicos: obtidos a partir de materiais do reino mineral
1828: químico alemão Friederich Wöhler conseguiu sintetizar ureia (composto até então produzido apenas por organismos vivos) a partir de amônia (NH3) e ácido ciânico (HCNO) utilizando aparelhagem apropriada em seu laboratório.
Química Orgânica
Química Orgânica – Introdução
3
O que é Química Orgânica?
Atualmente, a Química Orgânica é definida como a área que estuda a variada gama de substâncias que contém carbono, cuja principal propriedade é a formação de cadeias.
ATENÇÃO: Existem alguns compostos que contém carbono, mas não são considerados substâncias orgânicas, como o grafite, o diamante, o CO, o CO2,
H2CO3, HCN, carbonatos e cianetos (Na2CO3, CaCO3, NaCN, p.ex.). As propriedades destes compostos se assemelham mais às propriedades de substâncias inorgânicas do que às das orgânicas.
Química Orgânica
Química Orgânica – Introdução
4
O átomo de carbono
É o átomo de carbono que forma o “esqueleto” de uma molécula orgânica.
− O carbono é tetravalente
O carbono forma 4 ligações, que estão arranjadas na forma geométrica tetraédrica quando este está ligado apenas por ligações simples.
Além de ligações simples, os átomos de carbono podem formar ligações duplas ou triplas Química Orgânica
Química Orgânica – Introdução
5
ATENÇÃO!
− O carbono é tetravalente: Teoria da Hibridização
O carbono, no estado normal, só teria condições de efetuar apenas duas ligações, pois possui somente 2 elétrons desemparelhados. O que permite que o carbono realize 4 ligações é explicada pela TEORIA DA HIBRIDIZAÇÃO.
O carbono pode sofrer 3 tipos de hibridizações: sp3,