Química Orgânica
Solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver espontaneamente em outra substância. A quantidade de uma substância que se dissolve em outra depende de cada uma e das condições externas (pressão e temperatura), mas podem também depender de propriedades em comum entre as substâncias (polaridade).
As interações moleculares atuam, em geral, com a regra: “semelhante dissolve semelhante”. Esta regra pode ser determinada pela polaridade das moléculas, ou seja, substâncias polares são solúveis em outras substâncias polares, e substâncias apolares são solúveis em substâncias apolares.
Com isso, compostos orgânicos são praticamente insolúveis em água, porém tendem a se dissolver em outros compostos orgânicos, pois todas as suas ligações formadas apenas por carbono e hidrogênio são apolares.
Já a questão da combustividade é a capacidade que um composto tem de se queimar. A maioria dos compostos orgânicos são conhecidos por serem bons combustíveis, ou seja, por sua facilidade em queimar.
A combustão é considerada uma reação de oxirredução que ocorre na presença do oxigênio. Com isso, quando o composto entra em contato com o oxigênio e a presença de calor, ocorre sua queima produzindo calor através da chama, onde a cor depende basicamente do elemento químico em maior abundância no composto que está sendo queimado. Todos os compostos orgânicos sofrem a combustão completa, resultando em gás carbônico e água.
2. Objetivos
Tais práticas foram feitas com o objetivo de estudar a solubilidade e a combustividade de algumas substâncias orgânicas. Para ambos as substâncias utilizadas foram: hexano, álcool etílico, tolueno, clorofórmio e acetanilida.
3. Procedimentos
• Solubilidade
Colocou-se aproximadamente 0,1g do composto orgânico dentro do tubo de ensaio e adicionou-se cerca de 1 mL de