Química Orgânica e Inorgânica
1. O QUE É QUÍMICA INORGÂNICA.
São modernamente denominadas de substâncias inorgânicas aquelas que não contêm carbono na sua composição. Também são consideradas inorgânicas algumas substâncias que contêm o elemento carbono: é o caso do dióxido de carbono, do monóxido de carbono, da grafite, do diamante, do ácido carbônico, do ácido cianídrico, dos sais carbonatos e dos sais cianetos, como já citado anteriormente.
2. CONCEITUAÇÃO OPERACIONAL DE ÁCIDOS E DE BASES.
Existem em nosso cotidiano substâncias que apresentam sabor azedo, tais como o suco de limão e o vinagre. Há também substâncias que apresentam sabor adstringente, ou seja, “amarram” a boca. É o caso da banana, do caju e do caqui verdes e também do leite de magnésia. Na verdade esses dois tipos de sabor, o azedo e o adstringente, caracterizam dois grupos de substâncias: os ácidos e as bases.
Provar toda e qualquer substância a fim de classificá-la é, no mínimo, um procedimento tolo e muito perigoso, que jamais deve ser feito.
Químicos do passado perceberam que as substâncias de sabor azedo, os ácidos, quando misturadas ao suco de uva ou amora, deixam esses materiais avermelhados.
Já as substâncias de sabor adstringente, as bases, deixam o suco de uva e o de amora azulados. Além disso, as bases deixam a pele escorregadia, como se estivesse com sabão. Isso ocorre porque elas reagem com substâncias presentes na pele, destruindo-as e provocando lesões. Ácidos são substâncias que avermelham o suco de uva ou de amora. Bases são substâncias que azulam o suco de uva ou de amora.
Essas são definições operacionais de ácidos e bases, ou seja, definições fundamentadas em operações experimentais, sem envolver nenhuma teoria microscópica a respeito do assunto.
A maioria das substâncias não se encaixa em nenhum desses dois grupos. É o caso, por exemplo, do cloreto de sódio (sal de cozinha), da sacarose (açúcar comum) e do etanol (álcool comum).
4
O suco de uva e o suco de amora são