Química Elementar - Resumo do Grupo 13
O grupo 13 é o primeiro grupo do bloco p e é composto por Boro,
Alumínio, Gálio, Índio e Tálio. Tem configuração ns²np¹ com o numero oxidação máximo 3+. Boro e Alumínio são 3+ na maior parte de seus compostos enquanto o Gálio, Índio e Tálio tem numero de oxidação 1+ devido ao efeito de par inerte.
O boro é geralmente considerado um ametal e forma óxidos ácidos e uma ampla variedade de hidretos moleculares. Na sua forma elementar é mais comumente encontrado como um sólido cinza escuro, de alto ponto de fusão ou como um pó marrom escuro. Ao incorporar fibras de boro ao plástico é formado um material resistente e de difícil oxidação, usado em aeronaves, mísseis e armaduras pessoais
O ácido bórico, B(OH)3, é um solido branco tóxico para bactérias e insetos, também para seres humanos mas é usado como pesticida e anti séptico suave a muito tempo. O principal uso deste ácido é como ponto de partida para o óxido de boro, B2O3, que é usado na fabricação de fibra de vidro e vidros de borossilicato, que sofrem pouca expansão térmica como o Pyrex .
Quando o boro é aquecido a altas temperaturas em amônia, forma-se o nitreto de boro, um pó branco, fofo e escorregadio que sob alta pressão, converte-se em uma estrutura muito dura, parecida com a do diamante cristalino, chamada de Borazon, usado na sinterização de nanotubos semelhantes aos de carbono.
Os boranos formam uma grande serie de compostos de boro e hidrogênio que são muito reativos. Os boranos mais pesados são menos inflamáveis do que os de baixa massa molar.
O boro-hidreto de sódio, NaBH4, é um solido cristalino e um agente redutor muito útil quando está em condições extremamente alcalinas pois pode reduzir íons Ni2+ ao metal níquel, que é a base da deposição química do níquel.
O Alumínio é o elemento metálico, reativo, leve e resistente. Sua baixa densidade, alta disponibilidade e a resistência a corrosão o tornam ideal na construção e na industria aeroespacial. A leveza e boa