Química - 1°ano
“Todos os anos, 240 milhões de litros de chorume do Aterro da Caximba chegam ao Rio Iguaçu. Resultado do apodrecimento do material orgânico, o líquido é motivo de conflito entre a prefeitura de Curitiba e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e razão de reclamação da comunidade e ambientalistas”.
Texto retirado da Gazeta do Povo de 18/11/2009.
A respeito da formação do chorume em um aterro sanitário, assinale a alternativa correta.
A) Esse líquido advém do crescimento de vegetais sobre a matéria orgânica em decomposição, sendo de cor escura e muito contaminante para o ecossistema local.
B) O crescimento de organismos microscópicos como bactérias, principalmente, acarreta a formação desse líquido de odor desagradável e contaminante.
C) O chorume, que é um líquido benéfico para o meio ambiente, é formado pela pressão existente entre as camadas do lixo aterrado.
D) A ação de roedores através de sua excreção constitui a principal causa de formação do chorume, que é um valioso fertilizante natural.
E) A radiação solar incidindo diretamente no lixo é o principal fator de formação do chorume, que depois de formado pode penetrar no lençol freático sem causar danos à qualidade da água.
Gabarito: B
Comentários: chorume é o nome dado a um líquido escuro que contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação. Essa substância é encontrada em aterros sanitários, lixões e também em cemitérios, sendo que o nome dado ao líquido resultante da decomposição de cadáveres é o necrochorume. É um poluente viscoso, de cor escura e possui cheiro fortemente desagradável que procede de reações e processos físicos, químicos e biológicos juntamente com a água das chuvas que percolam através da massa de líquido aterrada.
Como agente poluente, pode causar sérios danos ao meio ambiente, pois além da baixa biodegradabilidade, possui metais pesados os quais os organismos são incapazes de eliminar, acumulando-os. Embora muitos metais sejam essenciais para o