Quimica orgânica
Química Orgânica - Introdução
01. HISTÓRICO “Teoria da Força Vital” - teoria postulada por Berzeliu (1779-1848) na qual afirmava que era necessária uma força especial, desconhecida, somente presentes nos organismos vivos capaz de originar compostos orgânicos. Dessa maneira, os compostos orgânicos somente poderiam ser extraídos da matéria viva, onde se acreditava que tais compostos eram constituídos por uma “força vital” que impedia que fossem sintetizados fora de um organismo vivo a partir da matéria inorgânica, isto é, preparadas artificialmente num laboratório ou numa indústria. Wohler (1800 - 1882) - em 1828, obteve acidentalmente uma substância de origem orgânica, a uréia, a partir de um composto inorgânico, o cianato de amônio, sem interferência de um organismo e derrubando a “Teoria da Força Vital”. O mesmo repetiu a experiência algumas vezes para acreditar no resultado.
calor NH4OCN → (cianato de amônio) (uréia)
Atualmente os compostos orgânicos podem ser de origem natural ou sintético.
Compostos orgânicos naturais: as principais fontes de compostos orgânicos naturais são o petróleo, o carvão mineral, o gás natural, etc. Compostos orgânicos sintéticos: produzidos artificialmente pelas indústrias químicas, que fabricam desde plásticos e fibras têxteis até medicamentos, corantes, inseticidas, etc.
Atualmente são conhecidos mais de 15.000.000 de compostos orgânicos, sejam de origem natural ou sintético.
02. DEFINIÇÃO DE QUÍMICA ORGÂNICA
É a parte da Química que estuda os compostos do carbono.
Elementos Organógenos - são os elementos químicos que formam a maioria dos compostos orgânicos. Tais elementos são: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O) e Nitrogênio (N).
Curso Prático & Objetivo Direitos Autorais Reservados
1
Curso Prático & Objetivo Direitos Autorais Reservados
Atenção: Existem compostos que apesar de apresentarem carbono na fórmula, não são classificados