quimica organica
Nanomateriais
SLIDE 1 :Descrição
Os nanomateriais apresentam propriedades especiais em virtude de sua escala nanométrica e são empregados em projetos de nanotecnologia. Variam quanto ao tamanho, composição química, forma e superfície.
A nanotecnologia pode ser entendida como o estudo, a manipulação, a construção de materiais, substâncias, dispositivos, objetos que estão normalmente na escala nanométrica (1 nanômetro = 10-9 do metro) e que apresentam propriedades fortemente dependentes dessa escala de tamanho.
É importante mencionar que os nanomateriais podem ser produzidos, de forma deliberada, por certos processos químicos ou físicos (produção botton-up), criando materiais com propriedades que não aparecem em sua macroescala (bulk). Os nanomateriais podem também ser produzidos através de processos de manufatura, tais como moagem ou trituração (produção top-down), gerando partículas de tamanho nano que podem, ou não, ter propriedades diferentes daquelas dos materiais bulk que lhes deram origem. De modo geral, admitem-se como nanomateriais, aqueles materiais que foram produzidos por processos sintéticos ou de manufatura, ou seja: foram “intencionalmente produzidos”. Segundo a EPA (U.S. Environmental Protection Agency), a definição de nanotecnologia não inclui os nanomateriais que não tenham sido “intencionalmente produzidos”, tais como partículas de tamanho nanométrico ou materiais que ocorrem naturalmente no meio ambiente, como vírus ou cinzas vulcânicas, e subprodutos nanoparticulados, provenientes da atividade humana, como particulados provenientes de motores a diesel ou outros subprodutos oriundos da fricção ou combustão automotiva
Nanopartículas, nanoesferas e outros materiais nanoestruturados são nanomateriais de interesse por apresentarem aplicações em campos tão diversificados como a mecânica, a óptica, a eletrônica, a química e a bioquímica.
A crescente produção e aplicação de nanomateriais tem provocado a ampla discussão sobre