Quimica organica
A química orgânica e a parte da química que estuda os compostos do carbono, também chamados de compostos orgânicos. A maioria dos compostos orgânicos é molecular e apresenta baixa polaridade ou é apolar, ao contrario dos compostos inorgânicos que são iônicos ou apresentam polaridade acentuada. Em função dessa baixa polaridade, os compostos orgânicos apresentam algumas propriedades especificas.
Historia: Antigamente, no século XVIII, todos os compostos químicos eram divididos entre orgânicos e inorgânicos. A diferença entre eles, é que os orgânicos eram somente substâncias que fossem produzidas por um organismo vivo (animais, vegetais, bactérias, etc), utilizando uma “força vital“, proposta por Berzelius. Nesse mesmo século, Lavoisier percebeu que todos os compostos orgânicos descobertos até então, continham um átomo de Carbono (mas nem todo composto com carbono é orgânico!). Porém em 1828, Friedrich Wöhler conseguiu criar uréia em laboratório, somente aquecendo o cianato de amônio (CH4CNO): CH4CNO -> (NH2)2CO A partir dessa descoberta de Wöhler, muitos outros materiais orgânicos foram sendo criados em laboratório, derrubando definitivamente com a Teoria da Força Vital.
Propriedades dos compostos orgânicos.
Condutibilidade elétrica. A grande maioria desses compostos não conduz corrente elétrica em solução aquosa ou no estado liquido.
Solubilidade. Os compostos orgânicos são pouco solúveis em água e se dissolvem em solventes orgânicos.
Ponto de fusão e ebulição. As substâncias orgânicas em geral, são gasosas liquidas ou solidas de baixo ponto de fusão.
Reatividade. As reações envolvendo compostos iônicos ocorrem, em geral com grande velocidade, principalmente em solução aquosa.
Densidade. Os compostos orgânicos são, em geral, pouco densos, devido à baixa massa atômica de seus constituintes (C,H,O,N). Além disso, a baixa polaridade de suas moléculas