quimica organica
Matéria é “essência” – esta não é uma definição muito sofisticada, mas um meio para introduzir a idéia de que a matéria tem existência física e real. É dito com freqüência que matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa espaço. O conceito de algo ocupando espaço não causa dificuldade, mas o que é massa?
MASSA, INÉRCIA E PESO
A massa de um objeto é uma medida numérica direta da quantidade de matéria do objeto. Um de balde cheio de chumbo tem uma massa maior que o mesmo balde cheio de água; isso significa que o balde com o chumbo tem mais matéria do que o balde com água.A massa de um objeto pode ser determinada pela medida de sua inércia. INÉRCIA é a resistência de um objeto a um esforço realizado para modificar o seu estado de movimento. Um objeto em repouso tende a permanecer em repouso, um objeto em movimento tende a permanecer em movimento na mesma velocidade e na mesma direção. (Esta é a primeira lei do movimento de Newton.) Considere uma ilustração: ao chutar um balde cheio de água, provavelmente você o empurraria, mas no caso de um balde com chumbo o efeito provocado seria pequeno, exceto pelo fato de que a ponta do seu pé certamente ficaria dolorida. Isto porque um de balde de chumbo tem maior massa (contém mais matéria) e tem uma maior inércia (resistência ao movimento) do que o mesmo com água. Outro exemplo: a velocidade e a trajetória de uma bola de golfe arremessada para uma janela de vidro não sofreria modificação, estilhaçaria o vidro. Mas uma bola de pingue-pongue arremessada a uma mesma velocidade sofre uma grande mudança na direção, ricocheteando no vidro. Uma bola de golfe tem mais inércia que uma bola de pingue-pongue, porque tem mais matéria (“essência”). A massa de uma bola de golfe é maior do que de uma bola de pingue-pongue.
No laboratório a massa de um objeto é, geralmente, determinada pela comparação do objeto com outro objeto (ou jogo de objeto) de massas conhecidas. A balança química ou analítica