quimica organica: ácidos e esteres
1. ÁCIDOS CARBOXILICOS
Os ácidos carboxílicos são compostos que possuem como grupo funcional a carbonila (C=O), ligada a uma hidroxila (–OH), e que se denomina grupo carboxila. A carboxila pode ser representada por –COOH, ou ainda por –CO2H. Os ácidos carboxílicos constituem a função orgânica que possui maior caráter ácido na Química Orgânica.
1.1 APLICAÇÕES DOS ÁCIDOS
Os ácidos, devido a sua estrutura, são usados nas sínteses de corantes, em perfumes, na confecção de estampas de tecidos, como medicamentos, na alimentação (ácido acético), no curtimento de peles, na fabricação de acetona e outros derivados, como conservantes de alimentos e na obtenção de amidas, álcoois, etc.
1.2 FONTES NATUAIS DOS ÁCIDOS CARBOXILICOS
Os ácidos carboxílicos apresentam-se na natureza na forma combinada, principalmente como ésteres, óleos, gorduras, ceras, etc.
1.3 EXPERIMENTO
2. ÉSTER
São compostos derivados dos ácidos carboxílicos obtidos pela substituição do hidrogênio da carboxila por um radical carbônico. A reação entre um ácido carboxílico e um álcool (reação de esterificação) é uma das mais importantes para a obtenção dos ésteres. Tais compostos possuem o grupamento funcional carboxi.
2.1 REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO
Um dos principais métodos de síntese de ésteres é a reação de esterificação direta ou esterificação de Fischer. Essa reação consiste em uma desidratação intermolecular entre uma molécula de ácido carboxílico e uma molécula de álcool, catalisada por ácidos inorgânicos fortes e concentrados, como HCl e H2SO4.
Essa reação é reversível e, à temperatura ambiente, apresenta um rendimento da ordem de 60%. Para aumentar o rendimento da reação, ou seja, deslocar o equilíbrio no sentido dos produtos, deve-se, à medida que a água se forma, eliminá-la do sistema. Isso pode ser feito pela adição de CaO, que ao reagir com a água produz Ca(OH)2(s).
A reação de esterificação no sentido inverso é