Quimica Na Saude E Na Beleza
Quimica na saúde
Na saúde, a química é aplicada desde as análises clínicas até à Imageologia. Como é sabido, a química está profundamente relacionada com a área da saúde e Medicina, pois a química permite estudar os tecidos (órgãos e pele), estruturas (ossos) e líquidos internos (Sangue, bílis, suco pancreático, morfinas…) e do ponto de vista da sua composição e funcionamento, interligando-se assim com a Biologia (formando assim a bioquímica), para achar curas para doenças atualmente incuráveis, como por exemplo, a mortífera doença sexualmente transmissível da SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), tendo em conta os conhecimentos em termos da química do nosso corpo assim como a biologia humana.
A química é também utilizada na concepção de medicamentos e vacinas, que nos permite combater as doenças e epidemias, como é o caso da lepra, da malária...
Pode-se afirmar que se química não existisse, a saúde de todos nós teria os seus dias contados.
Quimica na beleza
A Química é imprescindível para os cosméticos. Cosméticos podem ser definidos como toda substância capaz de atuar na manutenção e melhora da aparência humana, ou até mesmo na higiene pessoal.
Conheça a química de alguns produtos:
Perfumes: os ingredientes Geraniol (aroma de rosa) e Jasmona (aroma de jasmim) dão aos perfumes o aroma específico.
Cremes para a pele: são compostos por óleo de amêndoas, vaselina, lecitina, lanolina, etc.
Pós faciais: CaCO3 (carbonato de cálcio) e ZnO (óxido de zinco) são ingredientes do popular pó compacto.
Batons: possuem na composição: álcool cetílico (C16H33OH), óleo de gergelim, cera de abelha, etc.
Xampus: álcool comum, álcool oleico (age como condicionador) e alginato de sódio (age como espessador) estão entre os ingredientes dos produtos que deixam seus cabelos limpos.
Condicionadores: contém