quimica inorganica
REAÇÕES QUÍMICAS
OBJETIVO
Observar, de modo qualitativo, evidências de ocorrência ou não de uma reação química nos experimentos realizados no laboratório.
INTRODUÇÃO
Uma reação química é um processo que leva à transformação de um conjunto de substâncias químicas para o outro. Algumas reações ocorrem somente sob determinadas circunstâncias, como fornecimento de calor, presença de luz ou eletricidade. Algumas reações são acompanhadas de indicações externas, mudança de cor, desprendimento de gás, calor ou luz.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais e reagente utilizados para os experimentos:
Bico de Bunsen;
Cápsula de porcelana;
Fita de magnésio;
Palha de aço;
Béquer;
Pinça;
Erlenmayer;
Dicromato de amônia (NH₄)₂Cr₂O₇ ;Espátula;
Tripé;
Conta gotas;
Tela de amianto;
Ácido sulfúrico H₂SO₄;
Papel toalha;
Açúcar;
Tubo de ensaio;
Cloreto de sódio (solução) NaCl;
Nitrato de prata AgNO₃;
Sulfato de cobre CuSO4;
Pinça de madeira;
Agua destilada;
Pisseta;
Ácido clorídrico HCl;
Haste de metal;
Lâmina de cobre;
Fenolftaleína C₂₀H₁₄O₄;
Cloreto de ferro FeCl₃;
Tiocianato de amônio NH₄SC;
Carbonato de cálcio CaCO;
Hidróxido de sódio.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 1º experimento.
Regulagem da chama no bico de Bunsen. No bico de Bunsen, encontramos uma válvula de cor amarela na mangueira, essa válvula tem a finalidade de abrir e fechar o gás. Quando a mesma cruza o eixo da mangueira significa que a liberação de gás esta bloqueada, e para libera-la basta deixar a válvula na vertical.
Para regular a chama no Bico de Bunsen e deixa-la totalmente amarela, sua temperatura mais baixa, temos que limitar a passagem de ar e deixar a combustão incompleta, fechand os “furinhos” que existem próximos a base do bico de Bunsen tornando a passagem de ar mais estreita.
Já na sua porção azul, temperatura mais elevada em relação a amarela, a chama precisa de abundancia de ar para que a combustão seja completa. Assim os