Quimica: aspectos qualitativos
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
REAÇÕES QUÍMICAS: ASPECTOS QUALITATIVOS
P. P. P.
ILHÉUS-BAHIA
2013
1. APRESENTAÇÃO
Este relatório descreve as atividades desenvolvidas por V. F. e P. P. P., alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Santa Cruz, no âmbito da parte experimental da disciplina CET789 - QUÍMICA GERAL I, turma P04 durante o 1º semestre/2013.
A disciplina é ministrada pelo Prof. Márcio Luís Ferreira.
Serão descritos os objetivos, a parte experimental, os resultados, a discussão e as conclusões referentes ao experimento intitulado "Reações Químicas: Aspectos Qualitativos".
Ilhéus, 20 de maio de 2013. 2. INTRODUÇÃO TEÓRICA A Química Analítica é a parte da química que estuda os princípios teóricos e práticos das análises químicas. Tem como objetivo prático a determinação da composição química de substâncias puras ou de suas misturas. Uma análise química qualitativa trata da determinação dos constituintes (elementos, grupo de elementos ou íons) que formam uma dada substância ou mistura. Em química geralmente uma propriedade qualitativa é uma propriedade organoléptica, isto, uma propriedade que fere diretamente os sentidos. Exemplos de propriedades qualitativas são a cor, o sabor, o odor, a textura, respectivamente ligadas aos sentidos da visão, do paladar, do olfato e do tato. A finalidade da Análise Qualitativa é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem a substância em estudo. [1] Os experimentos a seguir serão analisados qualitativamente, ou seja, tentar-se-á identificar as substâncias que são formadas no final do experimento. Esta análise é comumente baseada em qualidades facilmente identificáveis, como cor, calor, insolubilidade. Com base nessa análise, poder-se-á separar as reações segundo a classificação científica de Arrhenius.
3. OBJETIVOS Realizar