Quimica analitica
Aplicações: Quantidade de nitrogênio em compostos nitrogenados, amostras contendo elementos C, H, O, N.
Etapas do Método: Digestão, destilação e titulação.
Reagentes e funções: -H2SO4 em excesso: colocado para quebrar a amostra e liberar NH3, em excesso para manter o NH3 em solução ao formar um sal inorgânico ácido (NH4+HSO4-). -CuSO4 (sulfato de cobre): Cu2+ serve como catalisador -Na2SO4: abaixa a pressão de vapor, aumenta ponto de fusão. Permite alcançar temperaturas superiores a 300ºC (ponto de fusão do ácido sulfúrico), acelerando assim a digestão. -NaOH e EDTA: retornam NH3 a solução, do sal inorgânico citado antes. -H3BO3 (ácido bórico): mantém o NH3 em solução não o deixando escapar na forma gasosa (NH3 é muito volátil), ao formar o NH4+H2BO3-. -HCl: utilizado na titulação que leva aos valores finais procurados.
- MEV: importância e aplicações; interações do feixe de elétrons com a amostra e informações produzidas sobre a composição e estrutura da amostra; preparo e tratamento das amostras para a análise.
Importância: A microscopia eletrônica de varredura é a técnica de caracterização microestrutural mais versátil disponível hoje. A interação de um fino feixe de elétrons focalizado sobre a área ou microvolume a ser analisado gera uma série de sinais que podem ser utilizados para caracterizar propriedades da amostra, tais como composição, superífice topográfica, cristalografia, etc..
Aplicações:
-análises micromorfológicas, incluindo estudos de fraturas.
-análises de texturas e quantificação de fases com números atômicos distintos.
-identificação/composição química de das fases presentes em uma amostra.
-estudos de liberação de