quimica analitica
6° Período de Farmácia
Química Analítica
Prof. Samuel Góes
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 1
Padronização de Relatório
Karoeny Dias Xavier
Luana Gonçalves Dias
Fernanda Cristina Mendes Verena Ledo
14 de Agosto de 2013
Montes Claros – MG
INTRODUÇÃO
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT foi fundada em 1940 e, até os dias atuais, é um órgão de normalização técnica na indústria tecnológica do Brasil. A ABNT é uma instituição privada sem fins lucrativos.
A idéia inicial para fundar a instituição surgiu em 1937, durante a 1ª Reunião de Laboratório de Ensaios de Materiais. Nessa reunião foram debatidas questões relacionadas ao aprimoramento de pesquisas e consolidação de novas tecnologias.
A partir dessa necessidade, começaram os estudos para determinar uma padronização única para essa demanda. Com o tempo, surgiram necessidades de padronização em todos os setores, e a ABNT participou dessa história de criação e regulamentação de forma muito atuante: foi uma das entidades fundadoras da International Organization for Standardization – ISO, entidade que determina as normas internacionais, fundada em 1947, com sede em Genebra (Suíça). Além disso, participou da criação de várias entidades e comitês importantes
No fim da década de 30, a idéia de se fundar a ABNT, uma entidade brasileira responsável pela normalização de nossa indústria, amadurecia até a fundação em 1940. A ABNT ganhou relevância no Brasil e iniciou sua projeção no exterior.
A partir dos anos 60, a ABNT foi reconhecida pela lei como Órgão de Utilidade Pública e, em 1992, por meio da Resolução n°7, expedida pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, a ABNT passou a ser reconhecida como único foro de normalização no Brasil.
Em algumas situações, a entidade passou por