Quimica analitica
CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA
KÊNIA BÁRBARA KAROLINE GOMES DE MACEDO
ANÁLISE DO TEOR DE H2O2 EM ÁGUA OXIGENADA PELA PERMANGANOMENTRIA
BELO HORIZONTE – MG
MARÇO/2013
1 – INTRODUÇÃO
As titulações de oxidação e redução são métodos de análise em que as reações envolvidas são de transferência de elétrons entre as substâncias. Consequentemente, as reações de oxidação e redução podem ser desdobradas em duas semi-reações: uma envolvendo a “doação de elétrons” e outra envolvendo a “fixação” destes elétrons.
As espécies capazes de doar elétrons são agentes redutores e aquelas capazes de receber elétrons são agentes oxidantes. Quando um agente redutor age como tal, ou seja, doa elétrons a uma espécie, ele reduz esta última e ele próprio é oxidado. Da mesma forma, quando um agente oxidante atua como tal, isto é, fixa elétrons oriundos de um agente redutor, este último é oxidado e ele próprio sofre redução. Em uma reação de oxidação e redução, a relação do número de mols do agente redutor para o número de mols do agente oxidante é tal que o número de elétrons doados pela primeira espécie iguala-se exatamente aquele número de elétrons fixados pela segunda.
Em algumas titulações de oxidação e redução, o ponto final da titulação pode ser determinado pela alteração das colorações das substâncias envolvidas na reação. Em outros casos, isto não é possível, sendo necessário o uso de indicadores próprios, que são também sistemas de oxidação e redução.
Um dos métodos utilizados em titulações de oxidação e redução é a Permanganimetria que utiliza soluções de permanganato, que é um forte agente oxidante, para titular soluções de algumas substâncias redutoras. A mais importante técnica permanganimétrica baseia-se na redução do permanganato a Mn2+ , em meio ácido.
O permanganato de potássio (KMnO4) não é um reagente-padrão primário e as suas soluções são relativamente instáveis.