quilombo
A ética é um grande campo do pensar humano cuja origem, no pensamento ocidental, remonta dos antigos filósofos é tinha, já na sua raiz, a pretensão de entender e regular os processos de conduta do ser humano.
No cerne da ética esta o ser humano e no cerne do ser humano esta a ética – uma manifestação existencial par o sentido do viver diante dos desafios, das alegrias, das dores e dos sofrimentos gestados e paridos nas amplas relações que se forjam e nascem na teia da vida Terráquea.
2- DESENVOLVIMENTO
Na sociedade globalizada, diante das suas especificidades e generalidades na rede de cultura planetária, a existência humana, eticamente falando, vive em crises pelas profundas mudanças que estão ocorrendo nos padrões culturais, políticos, sociais, econômicos e religiosos em âmbito local e global. Isso tem impacto na maneira de ser do ser humano, nas relações consigo mesmo, com os outros e com os transcendentes. Essas mudanças demandam elaborar novas maneiras de saber ser, saber conhecer, saber agir e saber conviver nas diferenças
Nesses fervilhar de desafios, divinamente, o ser humano vive situações de insegurança, intolerância, medo, desamor, violência, morte, fome, doença, exclusão e assim por diante. Esse fenômeno o leva a duvidar, repensar e ter de refazer o seu medo de ser, logo, suas verdades e responsabilidades diante da caminhada que necessita fazer como ser vivo, buscando sentido para viver. Ele cada vez mais, na dor, no amor, no sofrimento e na alegria, é impulsionado a ter de cumprir a ética da vida, que se manifesta nele mesmo.
É o grito da vida pela vida – o sentido do porque viver!
Criar para reconhecer, conhecer para aprender, aprender para poder conviver atualmente como ser respeitoso e amoroso é o grito da vida, que emerge do âmago do ser ético quando expande um olhar e um saber inclusivo sobre toda a natureza como corpo-diante
Segundo Sittrich (2011) corpo-diante se entende um ser todo vivo, inteiro, uno, complexo