Quilombo
1. Quilombo- O que é? ‘’Quilombo’’ é uma palavra que deriva de ‘’kilombo’’ da língua ‘’Quimbundo’’ (dialeto africano). Esta palavra a princípio significava ‘’um lugar de repouso para populações nômades’’; entretanto, no Brasil assumiu também outro significado, o de ‘’comunidade de escravos fugitivos’’.
Nessas ‘’comunidades’’ os escravos viviam de forma originalmente africana, nos âmbitos culturais, sociais e religiosos.
Os quilombolas geralmente se dedicavam/dedicam à economia de subsistência, e raramente ao comércio com o exterior, ou seja, fora do quilombo.
Os quilombos normalmente se localizavam nas matas por serem um ponto estratégico, pois por se tratar de escravos fugitivos havia neles o medo de serem novamente tomados por seus senhores.
Os quilombos não abrigaram apenas escravos, mas também indígenas e procurados pela justiça.
2. Quilombo Ivaporunduva
O Quilombo de Ivaporunduva está localizado no Município de Eldorado, São Paulo, no Vale do Ribeira, na SP 165, Eldorado/Iporanga, às margens do Rio Ribeira de Iguape.
Alguns registros citam a origem de Ivaporunduva ainda no século XVII. Um deles fala de uma antiga proprietária de terras e de escravos, dona Joana Maria, que teria adoecido e ao ir se tratar no exterior, acabou morrendo por lá. Sendo viúva e não tendo parentes, as terras ficaram para os escravos. Logo depois, escravos fugitivos de outras regiões foram se ajuntando ao quilombo, como também indígenas, e assim se formou a comunidade.
Hoje em dia se sabe que os habitantes da comunidade do Vale do Ribeira têm uma descendência de origem comum. Conta-se a história de um escravo fugido que chegando à comunidade casou-se com duas mulheres e teve com estas mais de vinte e quatro filhos, os quais se espalharam pela região. Até hoje há os descendentes dessa família lá.
Por isso, Ivonete Alves da Silva, moradora da comunidade quilombola de Ivaporunduva, afirmou: "Em todas as comunidades, todo mundo tem um pouquinho