Questões pré-laboratoriais
1.
2. Considerando uma corda sem massa nem propriedades elásticas, estando a mesma com tensão, o peso de m1 está aplicado em m2, ao mesmo tempo que o peso de m2 está aplicado m1. Por meio da segunda lei de Newton, obtém-se a fórmula pretendida.
3. Visto que o denominador da fórmula se trata, exatamente, da massa total, quanto maior for a massa total do sistema, menor será a aceleração.
4. Visto que o numerador da fórmula se trata da diferença entre as duas massas, quanto maior for essa mesma diferença, maior será a aceleração. Materiais Utilizados . Fita métrica | Precisão = 1 mm
. Cronómetro | Precisão = 0,2 s
. Roldana leve;
. Fio inextensível;
. 10 corpos (ver Registo dos valores da atividade experimental);
. Suporte;
. Balança | Precisão = 0,01 g =
. Borracha para amortecer a queda das massas | Espessura Registo dos valores da atividade experimental
Massa dos corpos
NOTAS:
A massa dos corpos está representada em gramas, tendo uma precisão de ±0,005g.
Foi refeita a medição da massa dos corpos, mesmo tendo a massa indicada nos mesmos, devido ao estado de aparente oxidação que apresentavam.
Calculos
Conjunto de corpos 1: Corpo nº1 e corpo nº9
Conjunto de corpos 2: Corpo nº2 e corpo nº6
Conjunto de corpos 3: Corpo nº5 e corpo nº6
Questões pós-laboratoriais
1. Esta ação deverá ser efetuada de modo a ser possível obter um valor mais exato e preciso e, consequentemente, mais próximo do valor real. Isto torna-se especialmente importante quando estamos a trabalhar com intervalos de tempo extremamente curtos, como é o caso.
2. O declive da reta representa a constante m, na equação , que neste caso é enunciada pelo quociente entre o módulo da diferença e a soma das massas dos corpos.
3. Sendo a soma das massas dos corpos constante, a solução para aumentar a aceleração do sistema seria aumentar o numerador da fórmula, enunciado pelo módulo da diferença das massas dos corpos.