questões do capitulo 29 de folosofia
1. Dê alguns exemplos de certezas do senso comum e suas refutações pelas ciências.
2. Quais as principais características dos saberes do senso comum? Dessas características, escolha três e explique-as.
3. Quais as principais características do conhecimento científico em oposição ao senso comum? Dessas características, escolha 3 e explique-as.
4. Por que em nossa sociedade a Ciência tende a ser tomada como se fosse magia? Qual o equívoco disso?
5. Que atividades intelectuais garantem rigor ao trabalho científico?
6. Como Aristóteles definia Ciência?
7. Quais os pré-requisitos para a constituição de uma Ciência?
8. Que significa dizer que a Ciência é um pensamento sistemático?
Respostas
Caráter empírico – o senso comum é um saber que deriva diretamente da experiência quotidiana, não necessitando, por isso de uma elaboração racional dos dados recolhidos através dessa experiência.
Caráter acrítico – não necessitando de uma elaboração racional, o senso comum não procede a uma crítica dos seus elementos, é um conhecimento passivo, em que o indivíduo não se interroga sobre os dados da experiência, nem se preocupa com a possibilidade de existirem erros no seu conhecimento da realidade.
Caráter assistemático – o senso comum não é estruturado racionalmente, tanto ao nível da sua aquisição, como ao nível da sua construção, não existe um plano ou um projeto racional que lhe dê coerência.
Caráter ametódico – o senso comum não tem método, ou seja, é um saber que não segue nenhum conjunto de regras formais. Os indivíduos adquirem-no sem esforço e sem estudo. O senso comum é um saber que nasce da sedimentação casual da experiência captada ao nível da experiência quotidiana (por isso se diz que o senso comum é sincrético).
Caráter aparente ou ilusório – Como não há a preocupação de procurar erros, o senso comum é um conhecimento que se contenta com as aparências, formando por isso, uma representação ilusória,