questões de sociologia
TURMA DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS 1ºPERÍODO
RECIFE, 20 DE JANEIRO DE 2014.
1ª) A partir da noção de “Perspectiva sociológica”, faça uma análise do documentário Falcão: meninos do tráfico - repassando as dimensões de cultura, socialização, estratificação, raça/etnicidade e gênero.
O documentário relata uma realidade que muitos nem sequer sabem que existe. Os meninos inseridos numa “gestão do tráfico” que impressiona quem esta de fora. Pode-se dizer que é uma cultura diferente, pois quando falamos de cultura lembra-se que ela é gerida pela sociedade, que o que se realiza dentro das diretrizes ditas corretas é bem recompensado e é punido quando não seguidas. Como cultura é o que possibilita às pessoas se adaptarem ao ambiente que vivem, vimos como os meninos por falta de oportunidade acabam inseridos nesse submundo que surge numa parcela da sociedade. Muitos são consequências dos pais ou amigos que já estão nesse caminho e não conseguem sair, e não existe uma política pública forte o bastante que acabe com essa realidade. Como se vê no documentário os próprios policiais estão envolvidos no erro, trocando dinheiro pela liberdade dos traficantes rodarem livres pela comunidade e continuarem no tráfico, e isso vira um ciclo que não para de crescer. Existe também um relato de um dos jovens que promete a si mesmo que aos 18 anos sairia dessa vida e iria procurar emprego, porém não conseguiu, e sabe-se que não é por falta de vontade, mas de algo que o ajude e sustente essa ideia de melhorar e sair desse meio que mata tantos em idade tão juvenil.
Essa situação se piora quando olhamos o meio onde esses meninos crescem, e por mais que os pais queiram que eles estudem e sigam uma vida normal, a influência da cultura é maior, o processo de socialização é algo que acontece no erro e isso acaba se tornando normal para eles. A interação que é fazem com o tráfico sempre ao redor, até as