Questões de psicologia
Camras (1994) comprovou que é a partir do terceiro mês que as crianças produzem um ajuste sistemático entre a situação desencadeante, a expressão facial e os movimentos relacionados com cada emoção, mas somente aos dois anos de idade que podemos ver duas expressões faciais que indicam claramente o controle infantil da expressão emocional.
A seguir mostramos a evolução das emoções:
Primeiros dias de vida: expressões faciais de interesse, asco e mal estar e ocasionalmente sorriem quando estão dormindo ou em certos estados fisiológicos.
Primeiro mês: primeiros sorrisos diante de voz e do rosto humano.
Segundo mês: expressões faciais de aborrecimento, de tristeza e de surpresa.
Terceiro mês: produz o ajuste sistemático entre a situação desencadeante, a expressão facial e os movimentos relacionados com cada emoção, como empurrar um obstáculo no caso da cólera ou a diminuição de movimentos na tristeza.
Durante os seis primeiros meses de vida, as reações de temor são raras. Ao longo dos três primeiros anos, as expressões emocionais vão se tornando cada vez mais seletiva, aumentam sua rapidez e duração e vão se socializando na interação com as figuras de apego.
Vigésimo quarto mês: aparecem duas expressões faciais que indicam claramente o controle infantil da expressão emocional: morder o lábio inferior para controlar a expressão de ansiedade e a compreensão dos lábios como controle da expressão de cólera.
8. Relacione expressão emocional e referencia social. Como bebes usam as expressões emocionais de outros para sua ação?
Há uma grande relação entre a referencia social e a expressão emocional das crianças.
A socialização tem vias de influencia variadas. O contexto familiar intervém, por um lado, ao proporcionar e regular as oportunidades para experimentar e compartilhar emoções; alguns pais procuram estruturar o ambiente e seu próprio comportamento para