"Questões Da contabiliDade Financeira Capitulo 5"
Patos-PB, Novembro/2012.
Os conceitos Filosoficos segundo Aristóteles. Substância:
Aquilo que não é predicavel (digno de se pegar ou de se aconselhar), que existe independentemente, que permane através da mudança, a união da materia e da forma essencial. Segundo Aristóteles é o suporte ou substrato pelo qual a materia se consiste em algo seguindo uma forma.
Atributos:
Diferença específica (É o que Aristóteles, chama os atributos ou propriedades essencias proprias e exclusivas daquela especie). De modo que conheçer uma especie, é conheçer suas diferenças especificas, validas para todos os membros da especie; E não há difença especifica entre os individuos da mesma especie. Num todo ele conceitua os atributos gerais de todos os seres, sejam eles quais forem, graças aos quais podem determinar a essencia particular de um ser particular existente. A essencia é a realidade primeria e ultima de um ser aquilo sem o qual um ser não poderá existir ou sem o qual deixaá de ser o que é.
Acidente:
É aquilo que não é necessario em um ser, sem o qual o ser não deixa de ser o que é, seja pela qual ausencia ou bela presença. Exemplo: (Homem negro ou branco, alto, baixo, rico, pobre) São atribuiçoes que se referem ao individuo, mas não o definem.
Homem:
É um ser que necessita de coisas e dos outros sendo, por isso, um ser carente e imperfeito buscando a comunidade para alcançar a completude. E a partir disso, ele deduz que o homem é naturalmente.
Forma:
É a realização da essencia de algo, segundo Aristoteles é “aquilo que faz com que uma coisa, seja o que é”.
Materia:
Aquilo que permanece a mesma coisa ao conjo da mudança, assumindo varias formas; Aquilo que é movido, sem se mover a si mesmo.
Devir:
Constitui-se na passagem da potencia ao ato; cimpre portanto, uma teleologia e se constitui apenas em um estado interminado para uma causa final (Uma serie de mudanças de modos de ser.