questões cirurgia
QUESTÕES - ABDOME AGUDO
1) Paciente de 30 anos de idade apresentou febre e dor pélvica que não se exacerbava com a manobra de Rovsing (compressão profunda do quadrante inferior esquerdo provoca dor na fossa ilíaca direita pelo deslocamento retrógrado dos gases da luz dos cólons, e consequente distensão do ceco). Paciente relata piora com movimentação e atividade sexual. Sinais de peritonite ausentes. Com relação ao caso descrito, marque a alternativa INCORRETA:
a) A Clamídia é um dos patógenos primários da DIP, que é um processo agudo secundário à ascensão e à disseminação no trato genital feminino superior, de micro-organismos provenientes da vagina e/ou endocérvice.
b) A paciente pode apresentar sequelas como abscesso tubo-ovariano, abscesso na superfície hepática (conhecidos como Síndrome de Fitz-Hugh-Curtis), infertilidade, gravidez ectópica e dor pélvica crônica.
c) Os parceiros devem ser examinados e tratados caso tenha ocorrido contato sexual com a paciente acometida pelo processo infeccioso nos últimos 60 dias que precederam o aparecimento dos sintomas.
d) Trata-se de Doença Inflamatória Pélvica, e a paciente deve ser tratada com regime de drogas para cobertura de gonococo (Neisseria gonorrhoeae) e Clamídia (Chlamydia trachomatis), devido ao alto custo de se identificar os agentes etiológicos envolvidos.
e) Trata-se de um abscesso tubo-ovariano, uma complicação da DIP, que pode ser tratado ambulatoriamente com Ceftriaxone 250mg, IM, dose única, associado à Doxiciclina 100mg, VO, de 12 em 12h por 14 dias.
Justificativa: Trata-se de DIP, processo agudo secundário à ascensão e à disseminação no trato genital feminino superior, de micro-organismos provenientes da vagina e/ou endocérvice. As manifestações clínicas podem ser: dor à mobilização do colo uterino, dor anexial, dispareunia, corrimento vaginal mucopurulento, queixas urinárias, sangramento intermenstrual, anorexia, náuseas, vômitos e febre (30 a 40% dos casos). Caso não