Questões ambientais no brasil
O aço
Aluno: Ícaro Reis
Eletromecânica
O aço
O aço é uma liga metálica formada por ferro e carbono, diferenciando-se do ferro fundido pela percentagem de ferro e carbono, que é mais concentrado.
Tipos de aço
Ferro-carbono - Aço carbono é aquele não contém elementos de liga, isto é, apenas teores residuais de Cr = 0,20%, Ni = 0,25%, etc... E no qual os teores de Si e Mn não ultrapassem limites máximos de 0,60% e 1,65% respectivamente.
Aço inoxidável – Uma liga de ferro e cromo (um tipo de metal), podendo conter também níquel, molibdênio, e outros elementos. Apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo sua principal característica a alta resistência à oxidação.
Aço rápido – Liga de aço muito rígida que é tratada em apropriado tratamento térmico composta por 0,67 a 1,3% de Carbono, 5 a 12% de Cobalto, 3,75 a 4,5% de Cromo , 0,3% de Manganês, 4 a 9% de Molibdênio , 2 a 20% de Tungstênio e 1 a 5% de Vanádio
O teor de impurezas
As impurezas, nesse caso, seriam os elementos alem do ferro e do carbono. O teor dessas impurezas no ferro comum sempre estará abaixo de 2%. Entre 2 a 5%, será considerado um aço de baixa-liga, e a partir dos 5%, é considerado de alta-liga. Elementos como enxofre e fósforo podem ser prejudiciais ao aço, já que intervém em sua propriedade física, podendo deixá-lo quebradiço. Existe uma classe de aços carbono, conhecida como aços de fácil usinabilidade, que contém teores mínimos de fósforo e enxofre. Estes dois elementos proporcionam um melhor corte das ferramentas de usinagem, promovendo a quebra do cavaco e evitando a aderência do mesmo na ferramenta.
Aplicações do aço
O aço é, atualmente, a mais importante liga metálica ( |,,/_ òó _|,,/ ), sendo empregada de forma intensiva em várias aplicações, tais como máquinas,