questão aberta
A organização do espaço da sala de aula e da escola expressa e reflete determinados discursos e concepções de educação diferenciadas: ora autoritárias, ora democráticas. Além disso, a arquitetura escolar consiste em uma “forma silenciosa de ensino”, um instrumento configurador do processo educativo e elemento significativo do currículo que interfere no desenvolvimento cognitivo e motor, tornando-se uma fonte de experiência e aprendizagem. (ESCOLANO; VIÑA FRAGO,1998)
É preciso considerar a força da cultura escolar que conforma modos de pensar e de agir nos sujeitos que determinam as práticas educacionais.
Dê um exemplo do que poderia ser feito para superar essa lógica.
RESPOSTA DO ALUNO:
Sendo de fundamental importância respeitar o tempo que cada aluno leva para aprender, pois sabemos que cada aluno têm ritmos diferentes de aprendizagem. Cada criança tem uma história particular e única, e isso reflete muito no seu comportamento e no ritmo escolar, essas histórias é formada por sua estrutura biológica, psicológica, social e cultural, ocorre tanto no ambiente familiar quanto no escolar. Como ponto de partida a elaboração de um projeto de ensino que estabeleça como objetivo, atender todos os alunos, independente da capacidade que eles venham apresentar Ou seja, alunos lentos ou rápidos, alunos que tendem mais para o lado competitivo ou colaborativo, alunos oriundos de famílias estruturadas, desestruturadas, que apresentem necessidades especiais, entre outros. Considerando a escola um ambiente em que todos devem ser tratados com igualdade, o ideal é que os alunos tenham as mesmas oportunidades, porém, essas podem ser aplicadas de forma diferenciada, dependendo do ritmo de cada um. É fundamental ao professor o respeito ao ritmo de aprendizagem de cada aluno,